Organizações do Xingu discutem Plebiscito pela Reforma Política

Aconteceu na noite desta segunda-feira (9) uma primeira reunião de movimentos sociais, entidades e sindicatos da região de Altamira (PA) para discutir a realização do Plebiscito Popular por um Novo […]

Aconteceu na noite desta segunda-feira (9) uma primeira reunião de movimentos sociais, entidades e sindicatos da região de Altamira (PA) para discutir a realização do Plebiscito Popular por um Novo Sistema Político.

O Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político será construído no ano que vem em escala nacional. Sua realização foi aprovada em setembro de 2013 na Plenária Nacional dos Movimentos Sociais. A Plenária também definiu que a pergunta será única: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”.

Participaram da reunião por volta de 30 pessoas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Comissão de Justiça e Paz, Prelazia do Xingu, Sindicato dos Professores, Conselho Tutelar, Xingu Vivo, União da Juventude Socialista, entre outros.

As organizações presentes discutiram a criação de dois comitês locais, um em Altamira, e outro em Brasil Novo, para começar os trabalhos do plebiscito a partir do início do ano que vem. “Outras organizações devem se somar ainda para a construção desse instrumento que acreditamos tratar de um assunto central para a vida do povo”, afirmou Claret Fernandes, do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 05/12/2013

A magia do crachá