Dia da Consciência Negra é marcado com luta no Vale do Ribeira

  Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens participaram no dia de hoje (20), juntamente com o Movimento dos Ameaçados por Barragens, Associações Quilombolas, Eaacone e outras entidades da região […]

 

Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens participaram no dia de hoje (20), juntamente com o Movimento dos Ameaçados por Barragens, Associações Quilombolas, Eaacone e outras entidades da região sul de São Paulo, em Registro, de um ato para relembrar as lutas e a resistência dos povos e para trazer presente Zumbi como exemplo a seguir.

O ato teve a presença de aproximadamente 500 pessoas da região que seguiram em marcha pela BR 116, com a concentração próxima ao Parque de Exposições. O encerramento da atividade foi na Praça Beira Rio, passando pela cidade de Registro.

Dentre os pontos de reinvindicação do ato está a regularização dos territórios indígenas, caiçaras e quilombolas, a luta pela não construção de barragens e mineradoras, a imediata retirada de terceiros das terras quilombolas, pelo fim do racismo institucional, pelo direito das comunidades tradicionais e pequenos agricultores de utilizarem seus territórios e suas florestas de forma sustentável.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro