Solidariedade aos familiares e amigos do companheiro Altair Donizete

NOTA DA VIA CAMPESINA/RO Sobre o falecimento do companheiro Altair Donizete Porto Velho, 18 de novembro de 2013. Foi com muita dor e pesar que recebemos neste último domingo (17) […]

NOTA DA VIA CAMPESINA/RO

Sobre o falecimento do companheiro Altair Donizete

Porto Velho, 18 de novembro de 2013.

Foi com muita dor e pesar que recebemos neste último domingo (17) a notícia sobre o falecimento do companheiro Altair Donizete, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e Construção Civil de Rondônia (STICCERO).

Nossos primeiros encontros com Donizete decorreram-se no contexto da histórica revolta dos operários da usina de Jirau, em março de 2011. Enquanto as empresas construtoras e a grande mídia acusavam os operários de vândalos e insistiam em omitir a presença de pautas de reivindicações da categoria, Donizete foi o canal de expressão da revolta dos trabalhadores diante da violência e da superexploração promovidas pelas empresas dentro do canteiro de obras. Suas denúncias se fizeram ouvir por diversos espaços e instrumentos, nas ruas, rádios, gabinetes, e pessoalmente pela própria presidenta Dilma. Sua ação foi importante para o reconhecimento da legitimidade da luta dos trabalhadores e para as conquistas de direitos subsequentes.

Na amistosa e fraterna relação desenvolvida com a Via Campesina, Donizete apoiava também a luta dos atingidos por barragens na defesa dos seus direitos, a luta pela Reforma Agrária e por uma política para o campo que atendesse os interesses do povo brasileiro e da soberania do país.

Somos solidários aos familiares e amigos pelo sofrimento neste momento de despedida. A lembrança do companheiro Donizete carregará sempre o teu vigor nas lutas em defesa dos trabalhadores, por um mundo mais justo e humano.

 

Pátria Livre, Venceremos!
Coordenação Estadual da Via Campesina/RO

CIMI  –  CPT  –  MAB  –  MPA  –  MST

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro