Solidariedade aos familiares e amigos do companheiro Altair Donizete

NOTA DA VIA CAMPESINA/RO Sobre o falecimento do companheiro Altair Donizete Porto Velho, 18 de novembro de 2013. Foi com muita dor e pesar que recebemos neste último domingo (17) […]

NOTA DA VIA CAMPESINA/RO

Sobre o falecimento do companheiro Altair Donizete

Porto Velho, 18 de novembro de 2013.

Foi com muita dor e pesar que recebemos neste último domingo (17) a notícia sobre o falecimento do companheiro Altair Donizete, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e Construção Civil de Rondônia (STICCERO).

Nossos primeiros encontros com Donizete decorreram-se no contexto da histórica revolta dos operários da usina de Jirau, em março de 2011. Enquanto as empresas construtoras e a grande mídia acusavam os operários de vândalos e insistiam em omitir a presença de pautas de reivindicações da categoria, Donizete foi o canal de expressão da revolta dos trabalhadores diante da violência e da superexploração promovidas pelas empresas dentro do canteiro de obras. Suas denúncias se fizeram ouvir por diversos espaços e instrumentos, nas ruas, rádios, gabinetes, e pessoalmente pela própria presidenta Dilma. Sua ação foi importante para o reconhecimento da legitimidade da luta dos trabalhadores e para as conquistas de direitos subsequentes.

Na amistosa e fraterna relação desenvolvida com a Via Campesina, Donizete apoiava também a luta dos atingidos por barragens na defesa dos seus direitos, a luta pela Reforma Agrária e por uma política para o campo que atendesse os interesses do povo brasileiro e da soberania do país.

Somos solidários aos familiares e amigos pelo sofrimento neste momento de despedida. A lembrança do companheiro Donizete carregará sempre o teu vigor nas lutas em defesa dos trabalhadores, por um mundo mais justo e humano.

 

Pátria Livre, Venceremos!
Coordenação Estadual da Via Campesina/RO

CIMI  –  CPT  –  MAB  –  MPA  –  MST