Luz amarela no céu de Belo Monte

Numa situação normal Belo Monte não se teria iniciado ou já teria parado há muito pelo caminho.  Pela 20ª vez, o Ministério Público Federal pede a sua paralização. A Justiça […]

Numa situação normal Belo Monte não se teria iniciado ou já teria parado há muito pelo caminho.  Pela 20ª vez, o Ministério Público Federal pede a sua paralização. A Justiça Federal acatou a ação com argumento de não cumprimento de condicionantes e suspendeu a licença da hidrelétrica na sexta-feira à tarde, 25 de outubro, inclusive com proibição de repasse de dinheiro do BNDES à Norte Energia. Na noite adentro do dia 30/10, quando o tempo é todo escuro ou penumbra, antes que a Norte Energia desmobilizasse seu batalhão de operários e máquinas, a Advocacia Geral da União – AGU cassou a Liminar. Desde que se iniciou a construção de Belo Monte, em junho de 2011, a obra já foi paralisada em média 100 dias por conta de manifestações e decisões judiciais.

por Claret Fernandes*

Foto: Joka Madruga

A nota de imprensa da empresa é pouco esclarecedora. O que entendi é o seguinte: quem tem poder, manda e pronto! O fato é que Belo Monte, que teria parado, não parou sequer um segundo, e o próprio governo federal cuidou de desobstruir o seu caminho, retirando-lhe mais esse pequeno obstáculo.

Um dos principais questionamentos do Ministério Público Federal é o reassentamento urbano coletivo, que envolve mais de 30 mil pessoas e cuja ‘destinação’ é responsabilidade da Norte Energia como parte integrante do Plano Básico Ambiental. Ela pensa em limpeza social, retirando famílias para ampliação de cais, tornando o espaço atual do povo um lugar nobre para bananas, e, com um calendário apertado, com previsão de enchimento do lago já no final de 2014, a empresa coloca o pé no acelerador, e a população, com um destino incerto, fica também com um destino extremamente inseguro.

As promessas vão às favas! Além dos discursos mirabolantes do governo federal, com o jogo de belas imagens, afirmando que Belo Monte seria diferente do Madeira (Jirau e Santo Antônio), o PBA reza que a vida do atingido deve melhorar com a barragem e, por cima, a  Norte Energia divulgou boletim informando três tipologias de casas, com tamanhos diferenciados. Na sua correria, agora, ela impõe casa de concreto e uma tipologia apenas, com 63 m2.  Popularmente, as pessoas dizem ‘casinhas velhas’.

Numa situação crônica e histórica de abandono que permite pouco sonho, a população empobrecida de Altamira esperava pouco, muito pouco: uma casa de alvenaria! Apoiada nessa esperança, pouco se dispôs a mobilizações. Mas essa esperança, agora, está por um fio. A qualquer hora o povo pode rebelar-se. Nesse clima, que será de barbárie ou rebeldia organizada, os joguinhos de palavras, num misto de arrogância e cinismo, não darão conta de conter o tamanho da indignação represada. E tanto os governos subservientes ao Capital, mas não inocentes, quanto a Norte Energia poderão sofrer sérios revezes.

Há sinais de divisão dentro do próprio governo quanto ao significado de Belo Monte, e seu impacto na carreira de políticos ‘profissionais’. Isso por enquanto é guardado a sete chaves, não se sabe até quando. Já a Norte Energia, agora, nesse exato momento, está por cima da carne seca, no sentido literal. Sente-se como uma deusa! Quatrocentos pescadores se mobilizaram nos dias 29 e 30/10, trancaram a Transamazônica, e a empresa disse apenas que vai fazer reuniõezinhas por Colônia no dia 9 de novembro para averiguar se são mesmo pescadores ou não. Chamou-os, então, de mentirosos! O lucro cessante do Cacau, sobre 22 anos de produção, que na região do muro da barragem valia 96 reais – o que já era uma ninharia – agora vale 46 reais. Como explicação, basta a empresa dizer que se equivocara, como o fez no dia 18 de outubro, quando famílias organizadas no MAB ocuparam o seu escritório. Nessa ocasião, ela assumira compromisso de reunião em Altamira, Assurini e Brasil Novo, o prazo venceu e nem notícia mais. A Liminar que suspendia a licença de Belo Monte foi derrubada pelo próprio governo.

Hoje, se a Norte Energia diz que pau é pedra fica sendo, pois o sentido das coisas é, antes de tudo, uma questão de poder.  Isso precisa ficar registrado na história para que todo povo que traz vivo no peito o sonho da liberdade o aprenda uma vez por todas. Não há soberania sem povo organizado e conquista (tomada) de poder, diferente de chegada ao poder.

O tão badalado PBA funciona, na verdade, como nariz de cera. Quando é de seu interesse, a Norte Energia o segue à risca. Quando não é de seu interesse, como o caso do reassentamento urbano, ela o chuta, lhe rasga as folhas e o enxota como a uma mosca que ronda por perto, e ameaça cair na sopa de negócios escusos e rentáveis. Tudo se torna oportunidade de lucro, até o direito do atingido. O PBA é uma falácia! Belo Monte é uma obra sem lei, onde impera o poder do mais forte.

Esse é o significado da prepotência: as regras, as condicionantes, as leis se torcem à vontade, a bel prazer do Capital, e de interesses corporativos de políticos neoliberais, em suas diversas esferas.

A luta pelo direito do povo faz parte da luta contra Belo Monte! Não admitir isso é cair na abstração e cinismo. Entre os direitos fundamentais, está o reassentamento, que deve incluir, na sua estrutura e localização, a garantia efetiva de todas as políticas públicas. Isso vai desde a casa segura, confortável, com possibilidade de adaptação ao ‘jeito’ de cada família; desde água, luz, ruas de qualidade; desde equipamentos públicos e coletivos com pessoal para efetiva garantia da educação, saúde, lazer, locomoção; desde a previsão de espaços e recursos para o cuidado das crianças, dos jovens, dos idosos; desde a antecipação de meditas para minimizar os traumas de pessoas expulsas de suas residências, de seus trabalhos, e humilhadas; desde ajuda de custo para gastos adicionais (como água e luz, que hoje não são pagas); desde ser sujeito em todo o processo até a estruturação dos meios de subsistência de cada família para a efetiva melhora das condições de sua vida. As questões estruturantes precisam ser encaradas e resolvidas. Infelizmente, até o momento nada disso é levado em conta.

O fato mais importante, porém, é que Belo Monte teria parado. A questão relevante não é se parou um segundo ou 100 dias; a questão relevante é que vai crescendo o número dos que não rezam na cartilha do desenvolvimento neoliberal, e do capital. Até mesmo alguns fanáticos do esquerdismo populista já começam a desconfiar. Embora ainda estejam em suas fileiras, não mais atendem com tanta presteza ao assovio dos chefes, feito cães adestrados. A boiada pode estourar na Campanha, quando cada aliança e cada voto são tão precisos! Existe algo novo nos ares palacianos.

 Entre os cidadãos, por sua vez, que sejam de setores empresariais, dos indígenas, dos atingidos em geral, cresce o sentimento de que Belo Monte é um engodo. Um alto funcionário da Eletronorte o reconheceu pessoalmente em reunião com um amigo nosso, pessoa comprometida, mas esse funcionário não pode dizê-lo em público para não perder seu ganha-pão, e a sombra fresca do poder.

Famílias da região da barragem seguem buscando a organização, pelo amor à Causa ou pela dor. Indígenas e pescadores podem voltar a qualquer momento. Em Brasil Novo, 300 pessoas estão acampadas desde 6 de janeiro de 2013. Em Vitória do Xingu, o número de acampados pode chegar a 3 mil pessoas,  e resistem desde outubro de 2012. É um barril de pólvora que vai se formando ao redor de Belo Morte, que pode explodir a qualquer momento.

A conjuntura imposta por Belo Monte traz outro elemento: os gestores dos três municípios diretamente atingidos balançam em corda bamba! O prefeito de Vitória do Xingu já caiu por crime eleitoral, e a cidade se mobiliza para novas eleições nos próximos dias. O prefeito de Altamira está cai que não cai (ainda seguro pelos padrinhos), por supostos desvios quando fora presidente da Alepa. A prefeita de Brasil Novo está se estrebuchando na Justiça para defender-se de denúncia de crime eleitoral.

 Essas sacudidelas têm a ver com ilegalidades no campo político e pessoal, mas têm a ver, também, com o olho gordo nos impostos de Belo Monte. Vitória do Xingu chega a receber, hoje, 10 milhões de reais/mês de ISS. Mas isso são cenas para um próximo capítulo!

Belo Monte teria parado! Se esse gigante cai de vez, como ocorre na transposição do São Francisco, e outras tantas obras como elefantes brancos, muitos caem com ele, em Brasília e em diversas partes desse país, e do mundo. As margens plácidas do poder iriam tremer como em furacão. Pois suas garras e benesses vão longe, e muito fundo.

O estrago social e ambiental de Belo Monte está feito. Mas há outro estrago iminente, cujos sinais começam a revelar-se. Somente olhos atentos conseguem percebê-los: o gigante não é mais tão temido e o povo não é mais tão cordeiro! Não se trata de ameaça nem profecia barata! Os que pensavam em surfar nessas ondas gigantes podem estar com os dias contados, e morrer na praia. Ascendeu-se a luz amarela no céu de Belo Monte!

 

*padre missionário na Prelazia do Xingu e militante do MAB. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro