Atingidos produzem alimentos saudáveis no Vale do Ribeira

Começa a mostrar resultados o projeto de implantação da tecnologia de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) que está sendo construído em diversas comunidades na região do Vale do Ribeira, […]

Começa a mostrar resultados o projeto de implantação da tecnologia de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) que está sendo construído em diversas comunidades na região do Vale do Ribeira, no estado de São Paulo, pelo Movimento dos atingidos por barragens (MAB).

O processo de construção se iniciou há alguns meses, passando por processos de escolha das famílias, mapeamento da área, cursos de formação e mutirões para implementação. Até o final desse ano serão construídos 50 hortas que consiste no consórcio entre produção de hortaliças, frutas, ovos e frango sem o uso de venenos e com irrigação por gotejamento, tecnologia esta que economiza grande quantidade de água.

Segundo Ubiratã de Souza Dias, as famílias beneficiadas estão bastante empolgadas com essa nova tecnologia e muitas delas já estão produzindo em escala tanto para uso doméstico como para a venda em feiras e comunidades vizinhas.

“Futuramente todas as hortas estarão produzindo o suficiente para abastecermos as feiras da região e a expectativa é de inserção nos programas do governo federal para merenda escolar, ou outros programas”, afirmou Ubiratã.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 31/10/2013

Iberdrola: ¡culpable!