MAB e Via Campesina marcham contra leilão, em Fortaleza

  O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Via Campesina realizam, na tarde desta quinta-feira (17), uma marcha no centro de Fortaleza para se exigir o cancelamento do leilão […]

 

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Via Campesina realizam, na tarde desta quinta-feira (17), uma marcha no centro de Fortaleza para se exigir o cancelamento do leilão do petróleo. A concentração dos movimentos acontece na Praça da Gentilândia, próximo à Avenida Pontes Vieira, às 15 horas, e seguirá até a Praça do Ferreira, no centro da cidade.

A mobilização faz parte da Jornada Nacional de Lutas da Via Campesina, que mobiliza diversos estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Pará, Brasília, Santa Catarina, Paraná e Bahia para manifestar repúdio ao leilão do campo de Libra, agendado para a próxima segunda-feira feria, dia 21.

A riqueza do campo de Libra é prevista em mais de 1,5 trilhão de dólares, o que poderia ser revertido em desenvolvimento e crescimento para o país. Por isso, os movimentos sociais se posicionam contrários à privatização, e reivindicam o monopólio da exploração do petróleo à Petrobrás.

A jornada no Ceará também pauta a soberania alimentar e energética do Brasil. No ato também estarão presentes a Central dos Movimentos populares (MCP), Levante Popular da Juventude e as Centrais Sindicais Conlutas e CGTB. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro