MAB e outras organizações preparam Seminário Internacional na Europa

En español Animados com a realização do Encontro Nacional que aconteceu no início de setembro, o Movimento dos Atingidos por barragens (MAB) e a Mundubat, organização vasca (Espanha) de cooperação […]

En español

Animados com a realização do Encontro Nacional que aconteceu no início de setembro, o Movimento dos Atingidos por barragens (MAB) e a Mundubat, organização vasca (Espanha) de cooperação e solidariedade internacional, estarão realizando o “Seminário Internacional Alimentos, água e energia, não são mercadorias!”.

O seminário acontece na cidade de Bilbao, Pais Vasco, estado Espanhol, entre os dias 29 e 31 de outubro, e tem o objetivo de aproximar as organizações e, a partir do contexto da crise, debaterem coletivamente sobre a apropriação dos bens naturais pelas transnacionais e o aumento da exploração sobre os trabalhadores em diferentes regiões do mundo. Além disso, o seminário objetiva intercambiar experiências de lutas concretas e apontar linhas de ação que reforcem e avancem a unidade no contexto internacional.

Para dar conta deste grande leque de debates, o evento reunirá membros de organizações dos trabalhadores, movimentos sociais e sindicatos, entidades de cooperação, estudantes e entidades de países do hemisfério sul e norte.

Estarão presentes organizações de atingidos por barragens e plantas energéticas no Brasil, México, Colombia, Kurdistão, Grécia, movimentos contra a privatização da água da Itália e Bolívia (Cochabamba) e movimentos de trabalhadores rurais do Brasil, Alemanha, Espanha e Índia. Além destes, participarão do seminário internacional indígenas dos Estados Unidos e sindicatos de trabalhadores do setor de energia, entre várias outras organizações.

Segundo Ivanei Dalla Costa, da coordenação nacional do MAB, a crise internacional assola diretamente e de maneira muito parecida trabalhadores no mundo inteiro. “E o aumento da exploração dos recursos naturais e da força de trabalho entra no contexto das grandes empresas transnacionais para retomarem suas taxas de lucro. Tanto no hemisfério norte e no sul, vemos que direitos já garantidos se perdem pela força do capital e é sobre isso que este grande número de organizações vai se debruçar no debate e nas proposições”, afirmou.

Para Joseba Martin, da organização Mundubat e um dos organizadores do seminário, fazer o evento no País Vasco (Estado Espanhol) é simbólico, já que vive uma das grandes contradições desse modelo. “Ao mesmo tempo que a população de nosso país sofre com a crise internacional, tendo perdas constantes nos direitos trabalhistas, aqui é a sede das maiores empresas e bancos transnacionais que se apropriam de territorios e recursos por todo o planeta”, declarou.

Por exemplo, a Iberdrola no Brasil aparece com o nome de Neoenergia e atua em grande parte da distribuição de energia no nordeste brasileiro. Além disso, é acionista em várias obras de barragens, tal como Belo Monte, no Pará, e Baixo Iguaçu, no Paraná.

Foto: João Zinclar

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro