Para Frei Betto, empresas que lucram com hidrelétricas deixam rastro de problemas

Foto: Joka Madruga O assessor de movimentos sociais e escritor Frei Betto disse que o sistema energético atual do país beneficia empresas estrangeiras e prejudica as comunidades que têm de […]

Foto: Joka Madruga

O assessor de movimentos sociais e escritor Frei Betto disse que o sistema energético atual do país beneficia empresas estrangeiras e prejudica as comunidades que têm de ser removidas para a construção de barragens ou hidrelétricas, e ressaltou a necessidade da criação, pelo governo federal, de um sistema que leve em conta os direitos destas populações e tenha os interesses dos cidadãos brasileiros em primeiro lugar.

“Não estamos contribuindo para o desenvolvimento do país, mas sim para o enriquecimento privado de acionistas estrangeiros. As novas tecnologias afetam recursos naturais, atingem o meio ambiente e a tudo isso nosso governo não reage à altura, o Brasil acaba sendo mapeado segundo os interesses estrangeiros, e não segundo os nossos direitos e necessidades próprias do país. Precisamos pressionar por uma nova política energética, soberana, com distribuição de riqueza e controle popular,” disse em sua coluna na Rádio Brasil Atual.

Na semana passada ocorreu o Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que cobrou do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, uma política nacional de direitos para os atingidos. Apesar dos grandes empreendimentos em barragens e hidrelétricas no país, ainda não há qualquer tipo de legislação que assegure direitos às populações atingidas.

“Apesar da alta exploração e dos lucros extraordinários, as empresas indenizam mal as populações atingidas e famílias afastadas das áreas de barragem e hidrelétricas e pagam mal trabalhadores que atuam nas obras de barragens”, opina Frei Betto.

Ele lembra que a exploração dos trabalhadores pelas empresas energéticas é recorrente. “O Brasil vive uma crise energética. E desde 2008 essa crise energética se acentua em muitos lugares do mundo. As consequências da crise econômica e energética têm consequências drásticas sobretudo para os trabalhadores e setores mais pobres da população, muitas vezes com o aumento da exploração sobre os trabalhadores e redução de direitos trabalhistas.”

O controle popular e a soberania nacional são os principais pontos que devem nortear uma nova política energética, afirma Frei Betto, e são reivindicados pelo MAB. “Isto é algo que devemos ter em vista nas próximas eleições, e lutar para que seja um a energia seja um bem ao alcance de todos e os seus lucros sejam um benefício para a população brasileira, e não para o enriquecimento fantástico de empresas estrangeiras”, finalizou.

Ouça aqui o comentário de Frei Betto na Rádio Brasil Atual.

Assista aqui o vídeo da participação do Frei Betto no Encontro Nacional do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro