Moradores de Altamira protestam por água, energia e educação
Por volta de 1000 pessoas saíram nas ruas de Altamira (PA), cidade atingida pela hidrelétrica de Belo Monte, na manhã dessa sexta-feira (30 de agosto) para exigir o direito a […]
Publicado 30/08/2013
Por volta de 1000 pessoas saíram nas ruas de Altamira (PA), cidade atingida pela hidrelétrica de Belo Monte, na manhã dessa sexta-feira (30 de agosto) para exigir o direito a água, energia e educação de qualidade. A ação, batizada de #DireitosJá, reúne os movimentos sociais presentes na região, além de entidades de profissionais da educação, comerciantes, representantes de bairros, igreja, entre outros.
A ação se soma ao dia nacional de paralisação convocado pelas centrais sindicais e faz parte de um processo que teve início nas grandes mobilizações de rua do mês de junho.
Água e energia, direitos negados
Por falta de investimento, a Celpa (distribuidora de energia do Pará) não consegue distribuir a quantidade de energia necessária à população de Altamira. O resultado disso é a constante falta de energia, prejudicando as residências, indústria, comércio e o povo em geral com queima de aparelhos domésticos e eletrônicos. Antes da privatização da empresa, tinha 50 funcionários em Altamira. Agora, após a privatização, são apenas 12, e para atender a uma população bem maior!
Quando privatizada, a Celpa foi vendida para o Grupo Rede, que conseguiu falir, apesar de cobrar uma das tarifas mais altas do país. Agora, a Celpa foi comprada por R$ 1 (UM REAL) pelo o grupo Equatorial, o responsável por quebrar a Cemar, distribuidora do Maranhão.
Além disso, a população de Altamira também sofre com o péssimo serviço oferecido pela Cosanpa, que atende só 30% da população. Há falta d’água constante, péssima qualidade da água que chega às torneiras da população e há muitos vazamentos pela cidade. Em 2009, iniciaram as obra do PAC 1 e PAC 2 do Governo Federal, para o saneamento básico de Altamira, que já consumiram em torno de R$ 6 milhões. Essa obra está sendo feita pela empresa Associados. A população se queixa de não saber onde está esse dinheiro.
O fornecimento de água para a cidade é feito com apenas um motor bomba, enquanto há três inutilizados desde 2009. Além disso, a Norte Energia, dona de Belo Monte, tem o compromisso de instalar 100% de água tratada e tratamento de esgoto em Altamira. Ela deveria ter começado essas obras em junho de 2011, porém, até agora, nada foi feito.
Educação: sucateda
A educação em Altamira vem sofrendo uma decadência sem precedentes, com sucateamento das escolas e universidades, baixo salário dos profissionais, em todos os níveis: básico e superior. Os profissionais do setor e estudantes pdem mais investimento do setor e denunciam que as condições das escolas vem interferindo na qualidade do estudo.