Estudantes e movimentos sociais realizam III Encontro de Agroecologia da região Sul
O Diretório Acadêmico de Agronomia com ênfase em Agroecologia (D’AAGRO), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim, a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (Feab) e o Movimento […]
Publicado 24/05/2013
O Diretório Acadêmico de Agronomia com ênfase em Agroecologia (D’AAGRO), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim, a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (Feab) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), estarão promovendo entre os dias 30 de maio e 2 de junho, em Erechim/RS, o III Encontro Regional de Agroecologia (Era Sul). As atividades serão realizadas no Colégio Agrícola Angelo Emílio Grando, localizado no bairro Três Vendas.
O evento tem como tema Agroecologia, Juventude Rural e Universidade Popular: Gerando educação e renda para a permanência no campo com qualidade de vida. O objetivo do encontro é promover espaços de ampla discussão entre o meio acadêmico e a sociedade, onde estudantes, agricultores, populações tradicionais e profissionais debatam, elaborem e troquem saberes e valores, articulando um intercâmbio científico, técnico, social, político e cultural em volta da ciência da Agroecologia.
De acordo com o estudante de Agronomia da UFFS Campus Erechim, João Daniel Wermann Foschiera, o Era Sul é um evento de caráter regional, que abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O público-alvo são agricultores, população em geral, estudantes, profissionais e pesquisadores das ciências agrárias, extensionistas, militantes de movimentos sociais, representantes de cooperativas, Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STR´s), Organizações Não Governamentais (ONG’s) e governamentais que estejam ligadas ao campo e a questões ambientais.
O estudante destaca ainda que o envolvimento do Diretório Acadêmico do curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia da Universidade afirma os propósitos da Universidade, que foi implementada mediante a mobilização popular. A demanda pela produção de conhecimento científico na área da Agroecologia tem raiz nessas organizações e movimentos sociais.
Além de debates, palestras e ato público, a programação do encontro conta com a Feira Solidária de Sementes, quando os agricultores poderão realizar a troca de sementes.