Estudantes e movimentos sociais realizam III Encontro de Agroecologia da região Sul

O Diretório Acadêmico de Agronomia com ênfase em Agroecologia (D’AAGRO), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (Feab) e o Movimento […]

O Diretório Acadêmico de Agronomia com ênfase em Agroecologia (D’AAGRO), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (Feab) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), estarão promovendo entre os dias 30 de maio e 2 de junho, em Erechim/RS, o III Encontro Regional de Agroecologia (Era Sul). As atividades serão realizadas no Colégio Agrícola Angelo Emílio Grando, localizado no bairro Três Vendas.

O evento tem como tema “Agroecologia, Juventude Rural e Universidade Popular: Gerando educação e renda para a permanência no campo com qualidade de vida”. O objetivo do encontro é promover espaços de ampla discussão entre o meio acadêmico e a sociedade, onde estudantes, agricultores, populações tradicionais e profissionais debatam, elaborem e troquem saberes e valores, articulando um intercâmbio científico, técnico, social, político e cultural em volta da ciência da Agroecologia.

De acordo com o estudante de Agronomia da UFFS – Campus Erechim, João Daniel Wermann Foschiera, o Era Sul é um evento de caráter regional, que abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O público-alvo são agricultores, população em geral, estudantes, profissionais e pesquisadores das ciências agrárias, extensionistas, militantes de movimentos sociais, representantes de cooperativas, Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STR´s), Organizações Não Governamentais (ONG’s) e governamentais que estejam ligadas ao campo e a questões ambientais.

O estudante destaca ainda que o envolvimento do Diretório Acadêmico do curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia da Universidade afirma os propósitos da Universidade, que foi implementada mediante a mobilização popular. A demanda pela produção de conhecimento científico na área da Agroecologia tem raiz nessas organizações e movimentos sociais.

Além de debates, palestras e ato público, a programação do encontro conta com a Feira Solidária de Sementes, quando os agricultores poderão realizar a troca de sementes.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro