Acampamento da Via Campesina ganha reforço em Porto Alegre

O Acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e Levante Popular da […]

O Acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e Levante Popular da Juventude, ganha reforço nesta quinta feira (18). Os trabalhadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) realizaram uma marcha saindo em frente do prédio do INSS até o local do acampamento no Ministério da Fazenda em Porto Alegre.

As organizações sociais reivindicam a criação de uma Política Nacional Camponesa que apresente alternativas aos limites enfrentados no campo para acesso aos conhecimentos, à saúde, à moradia, ao saneamento básico, ao lazer, à cultura, bem como garanta as condições técnicas produtivas para a produção de alimentos saudáveis. Outros pontos de pauta são a realização da Reforma agrária, a renegociação das dívidas dos pequenos agricultores, a desbancarização do crédito agrícola e a compensação ambiental aos camponeses pela preservação da natureza. 

Há alguns meses a Via Campesina vem negociando com Governo do Estado a criação de um Programa Camponês que seria uma política de melhorias das condições sociais, econômicas, culturais e produtivas das famílias camponesas.

De acordo com Eloir Soares do MAB, dentro das diretrizes deste programa camponês as organizações do campo reivindicam junto ao governo do estado a aprovação e alocação de recursos para a produção, industrialização e comercialização de alimentos saudáveis. “O objetivo é que os alimentos fossem destinados prioritariamente  aos trabalhadores das fábricas, aos estudantes beneficiados pelo PNAE, as populações mais humildes atendidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos e as compras governamentais”. Argumenta Eloir.

A tarde, as organizações realizaram uma marcha em direção ao Palácio Piratini aonde no intuito de serem recebidos pelo Governador Tarso Genro para dialogar sobre a pauta de reivindicação.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro