Grandes projetos do oeste da Bahia são discutidos em Seminário

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou no 14 de março, Dia internacional de lutas contra as barragens, o I Seminário dos Atingidos pelos Grandes Projetos na Região Oeste […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou no 14 de março, Dia internacional de lutas contra as barragens, o I Seminário dos Atingidos pelos Grandes Projetos na Região Oeste da Bahia, em Santa Maria da Vitória, na Bahia. A atividade contou com a participação de diversas entidades e organizações sociais. Os presentes afirmaram a necessidade de articular a luta conjunta entre as organizações do campo e da cidade em defesa dos rios e das terras na região.

As terras na Região Oeste da Bahia, em sua maioria, são devolutas, e no Estado não há nenhum órgão específico com autonomia política e econômica que seja responsável pela regularização fundiária, apesar das solicitações dos posseiros, que em sua maioria ocupam a região há mais de cem anos.

Essa situação gera graves conflitos entre ribeirinhos, grileiros e empresas. A população que ocupa a região há muitos anos não é reconhecida como atingida e sente a ameaça das grilagens de terras realizadas pelo agronegócio, barragens, mineração, ferrovias e parques eólicos. Os problemas que vem se intensificando na região são realizados com a conivência dos governos, estadual e federal, que financiam o saqueio das riquezas naturais por meio de incentivos financeiros a esses projetos.

Também ocorreram discussões em torno do atual sistema energético brasileiro, que apontaram para a necessidade de massificação do debate em torno da energia. “Só conseguiremos implantar um novo modelo popular para a energia quando o povo entender a importância do tema”, afirmou Andréia Neiva, coordenadora do MAB na região.

O seminário compõe a programação de atividades que aconteceram em diversas regiões do Brasil no 14 de março, Dia internacional de lutas contra as barragens, pelos rios, pelas águas e pela vida! além de servir como preparação para o Encontro Nacional do MAB, que vai ocorrer entre os 3 e 7 de junho em São Paulo.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro