Atingidos debatem modelo energético no norte de Minas

  Em comemoração às ações do Dia Internacional de Luta contra as Barragens, pelos Rios, pela Água e pela Vida, no dia 14 de março aconteceu um encontro de formação […]

 

Em comemoração às ações do Dia Internacional de Luta contra as Barragens, pelos Rios, pela Água e pela Vida, no dia 14 de março aconteceu um encontro de formação com os atingidos da região do Vale do Jequitinhonha, norte de Minas Gerais.

Participaram da assembleia moradores das comunidades do Pacheco, do município de Badaró, e das comunidades de Limoeiro, Pianos, Marimbondo, Tamanduá, Funil e São João Vacarias, todas do município de Virgem da Lapa. Além dos atingidos também participaram parceiros locais.

A reunião teve intuito de fortalecer o Dia Internacional de Luta contra as Barragens, pelos Rios, pela Água e pela Vida e os atingidos levantaram as pautas de reivindicações de cada comunidade, além de discutir a Política Nacional de Direitos dos Atingidos. “Além disso, tivemos um bom debate sobre o modelo energético popular e trocamos experiência entre os grupos de base presentes”, depôs uma liderança local.

“Neste dia comemorativo, nós do MAB avançamos com a ampliação dos grupos de base na região. Isso fortalece o nosso método organizativo e nos anima para o nosso encontro em São Paulo em junho deste ano”, concluiu.

Outras quatro assembleias estão previstas para os próximos dias no norte de Minas Gerais.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro