Grupos de base são fortalecidos no Vale do São Francisco

Reunidas nos dias 09 e 10 de setembro, na comunidade Brejo de Fora, município de Sento Sé (BA), cerca de 40 pessoas de diversas comunidades atingidas pela barragem de Sobradinho […]

Reunidas nos dias 09 e 10 de setembro, na comunidade Brejo de Fora, município de Sento Sé (BA), cerca de 40 pessoas de diversas comunidades atingidas pela barragem de Sobradinho participaram do encontro para coordenadores e coordenadoras de grupos de base. Os atingidos pela barragem são organizados no Movimento dos atingidos por barragens e já tem uma atuação histórica na região.

“O encontro teve o objetivo de qualificar o trabalho dos coordenadores e coordenadoras garantindo um bom desempenho dos grupos de base. Isso é necessário para que os atingidos tenham mais segurança na luta pela conquista dos direitos que lhes são violados e negados há mais de 30 anos com a construção da barragem”, ressaltou João Aparecido Oliveira, da coordenação do MAB.

Outro objetivo foi mobilizar e animar a população atingida da região para participarem do Encontro Nacional do MAB, que acontecerá em março de 2013, onde serão definidos os rumos para as lutas do Movimento nos próximos anos.

Entre os temas de debate esteve a pauta reivindicatória das comunidades, onde os coordenadores expressaram suas indignações com o desrespeito das empresas do setor elétrico dentro das comunidades com a instalação de torres para geração de energia eólica. Nessa região as comunidades são mais uma vez atingidas por grandes empreendimentos energéticos e muitas delas não usufruem da energia produzida.

Segundo seu Antonio Fernando Araújo, morador da comunidade de Brejo de Dentro, esse momento é muito importante para todas as comunidades porque vai levar o conhecimento até aquelas famílias que estão passando por grandes dificuldades e conscientizá-las de que só lutando de forma organizada conquistaremos nossos direitos.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro