Com mobilizações, atingidos por Garibaldi avançam em negociação

Depois de várias tentativas de negociações, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) conseguiu avançar nas negociações com relação à construção da usina de Garibaldi, no oeste catarinense. Em reunião […]

Depois de várias tentativas de negociações, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) conseguiu avançar nas negociações com relação à construção da usina de Garibaldi, no oeste catarinense. Em reunião com representantes da empresa Triunfo e do Ministério Público de Lages, foi decidida a elaboração de um cronograma para visita às famílias, para que cada atingido saiba se tem direito à indenização ou ao reassentamento.

A empresa terá que definir os prazos e formas de pagamento para os atingidos em dez dias.  “Estamos conseguindo garantir avanços na pauta de reivindicação com o processo de mobilização dos atingidos, estamos realizando as vistorias das terras para reassentamento juntos com a empresa, conseguimos avançar, mas continuaremos mobilizados”. Afirma Denilson Ribeiro da coordenação do MAB.

Mesmo com a garantia dos avanços nas negociações, os atingidos permanecem acampados nas proximidades do canteiro de obras da usina.

Histórico

Desde o dia 13 de março, quando o MAB iniciou sua Jornada Nacional de Lutas, cerca de 500 atingidos montaram acampamento para que, em vigília, pudessem acompanhar os avanços das negociações. A atividade começou com a ocupação do canteiro de obras da usina, mas, após a forte repressão da empresa através da polícia e de um interdito proibitório, as famílias se deslocaram para a comunidade Nossa Senhora das Graças.

Nesse mesmo período, funcionários da obra atearam fogo nos alojamentos em protesto devido às péssimas condições de trabalho e baixos salários que lhe são oferecidos.

Com custo de cerca de R$ 780 milhões, a barragem de Garibaldi atinge os municípios de Adbon Batista (onde fica o canteiro de obras), Cerro Negro, Vargem, Campo Belo do Sul e São José do Cerrito, alagando 1.864 hectares de terra fértil e expulsando aproximadamente mil famílias. A previsão de lucros é de 10 milhões de reais por ano.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro