Leonardo Boff e Marcia Miranda

Nesse Dia Internacional contra as Barragens, a favor dos Rios, da Água e da Vida venho a público para mostrar a nossa solidariedade e dar o nosso total apoio às […]

Nesse Dia Internacional contra as Barragens, a favor dos Rios, da Água e da Vida venho a público para mostrar a nossa solidariedade e dar o nosso total apoio às manifestações que estão sendo feitas no Rio de Janeiro e em outras partes do Brasil e até no mundo, pelos movimentos sociais e principalmente pelo MAB que em sua história de resistência e de luta tantos méritos tem acumulado.

Precisamos de energia suficiente para todos e de fontes limpas. Mas não à custa da penalização das populações e da devastação da natureza. O Estado e as empresas devem compreender que a energia mais importante que existe não é a energia elétrica mas é a energia humana. A energia não pode ser produzida sacrificando a energia humana, tirando-lhe os direitos, pagando indenizações injustas, criando desemprego e miséria nos assentamentos. É um engodo cadastrar como vem sendo feito sem regulamentar e assim dar corpo às decisões tomadas.

Os recursos não podem ser apenas destinados à   produção material de energia, mas devem incluir, desde a elaboração dos projetos, tudo o que a energia humana necessita como infraestrutura digna, salvaguarda dos meios de vida e as compensações adequadas. Para tudo há orgãos que acompanham a execução das obras. Para os atingidos e ameaçados pelas barragens, para o mais importante, não existe nada. Nenhum fundo específico para equacionar os problemas humanos e sociais que são provocados pelas obras. Rejeitamos esta visão materialista e desumana de tratar os cidadãos. Achamos injusta a política de tarifas que é muito cara para os cidadãos e subsidiada para mais de 500 empresas.

Em nome de uma democracia inclusiva, apoiamos as exigências dos movimentos para serem incluidos nas discussões, nas decisões e na execução das obras. É a seiva que alimenta o tronco e a copa das árvores, seiva que está em baixo da terra. Nós, povo organizado, somos esta seiva indispensável sem a qual não há vida para as árvores.

Recusamos toda privatização dos bens comuns da Mãe Terra e da Humanidade como as águas, as sementes, os alimentos e a energia. Tudo o que é necessário para a vida pertence à vida e é vida. E a vida não pode ser uma mercadoria que vai para o mercado. É sagrada demais. Vale o grito: AGUA E ENERGIA NAO SAO MERCADORIA.

Estamos unidos nesta caminhada e nesta luta que honra nossa consciência cidadã e a Mãe Terra

                                  Leonardo Boff e Marcia Miranda 
                pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 14/03/2012

Flávia Vieira