MAB e MST estão acampados a mais de quatro meses no sul

Cerca de 150 famílias integrantes do MAB e do MST estão acampados no município de Cerro Negro, em Santa Catarina, desde o mês de junho. Com o acampamento, os agricultores […]

Cerca de 150 famílias integrantes do MAB e do MST estão acampados no município de Cerro Negro, em Santa Catarina, desde o mês de junho. Com o acampamento, os agricultores tem o objetivo de pressionar por Reforma Agrária e para que a empresa Triunfo, dona da barragem de Garibaldi, reconheça as famílias como atingidas. A empresa Triunfo é sócia majoritária do Consórcio Rio Canoas Energia e até agora não tem aberto negociações com os acampados.


De acordo com os relatos dos agricultores atingidos pela barragem, a empresa se nega a reunir-se com as famílias para negociar. Além disso, a empresa não está aplicando o Decreto Presidencial nº 7.342, de 26 de outubro de 2010, que garante o cadastro sócio econômico das famílias atingidas por barragens. “A empresa está fazendo apenas um laudo técnico e de acordo com seus próprios critérios e não como consta no decreto. O que consideramos mais grave é que os agricultores não conseguem ter acesso a esses laudos feitos pela empresa”, denunciam os agricultores.


O MAB estima que mais de 1000 famílias serão atingidas pela barragem de Garibaldi. O movimento está preocupado com a postura da empresa Triunfo, pois ela está usando o mesmo tratamento aplicado pelas demais empresas nas barragens do sul, tratamento este que não considera o direito das famílias atingidas. 


As famílias permanecerão acampadas até a resolução desse problema. “Queremos e temos o direito de nos mantermos em nossa terra, produzindo alimentos saudáveis para nossas famílias e  trazendo renda para município de Cerro Negro” diz Denilson Ribeiro, atingido pela barragem de Garibaldi.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro