Italianos votam contra privatização da água em referendo

Os italianos votaram contra a privatização da água em um referendo realizado nos dias 12 e 13 de junho. A votação, que não é obrigatória, contou com a participação de […]

Os italianos votaram contra a privatização da água em um referendo realizado nos dias 12 e 13 de junho. A votação, que não é obrigatória, contou com a participação de 57% dos eleitores.

Um total de 95,7% dos eleitores votaram pela abolição de dois artigos legais que estabeleciam a possibilidade de privatizar os serviços públicos municipais, incluindo o abastecimento de água, e a definição de tarifas em função do capital investido.

A lei agora revogada estabelecia que o abastecimento de água teria que ser gerido exclusivamente por empresas privadas ou administração público-privada, na qual o investidor privado teria que ter sempre uma participação superior a 40 por cento. Por outro lado, as autoridades locais responsáveis pelo abastecimento de água teriam de reduzir gradualmente a sua participação em empresas público-privadas até um máximo de 30 por cento no final de 2015.

O referendo foi uma conquista da mobilização popular em torno do Fórum Italiano do Movimento pela Água, que começou no ano passado e conseguiu montar um comitê em cada cidade do país. Em três meses, foram recolhidas mais de 1,4 milhão de assinaturas pedindo a realização do referendo.

Na Itália, o referendo só tem validade se dele participar mais de 50% da população. Nos últimos 16 anos nenhum referendo tinha conseguido chegar a ser válido. A votação representa uma derrota para o primeiro ministro Sílvio Berlusconi, que chegou a defender que a população se abstivesse de votar.

Além de votar contra a privatização da água, os italianos também recusaram a produção de energia nuclear e aboliram a imunidade judicial para governantes.

*Com informações do site Ambiente Online

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro