MAB avança na pauta dos atingidos em audiência com o Governo

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participará de duas audiências com a Secretaria Geral da Presidência e com representantes do Governo Federal nesta semana, em Brasília. As reuniões são […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participará de duas audiências com a Secretaria Geral da Presidência e com representantes do Governo Federal nesta semana, em Brasília. As reuniões são uma demanda do Movimento e fazem parte de um processo de negociação aberto ainda em 2009, quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu publicamente a dívida histórica do Estado brasileiro com a população atingida por barragens.

Nesta quinta-feira (2) às 14h, o MAB será recebido pelo ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, para a oficialização de uma mesa de negociações composta por secretários executivos das pastas de Minas e Energia, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Pesca e Aquicultura e outros.

A criação desta mesa é uma reivindicação do MAB, terá o objetivo de discutir medidas estruturantes para garantia dos direitos dos atingidos por barragens, criar regras e critérios para o tratamento das populações atingidas e estabelecer uma política de aporte de recursos para recuperação e desenvolvimento econômico, social e cultural dessas populações.

No início de abril, quando 500 mulheres atingidas por barragens foram recebidas pela presidenta Dilma, ela afirmou que fará o possível para atender “quase 100%” das demandas do MAB. Para as lideranças do MAB, a constituição desta mesa será um espaço de avançar nas conquistas concretas dos atingidos. “É o que esperamos. Proporemos mudanças estruturais para o setor elétrico e também reivindicações antigas do Movimento para a garantia de melhoria das condições de vida dos atingidos. Queremos que o Estado pague a dívida que tem conosco”, disse Joceli Andrioli, da Coordenação Nacional do MAB.

Entre outros pontos, está na pauta a ser discutida o reassentamento de 12 mil famílias já cadastradas pelo INCRA, além de medidas para o incentivo de produção de energia alternativa e alimentos saudáveis, defesa do meio ambiente e projetos de educação e saúde.

Amanhã (3), às 11h, a reunião da Secretaria Geral será em torno da Plataforma Operária e Camponesa para de Energia, uma articulação do MAB com outros movimentos e sindicatos ligados à água e à energia para a criação de um projeto energético popular. O objetivo é que seja criada uma comissão (ou grupo de trabalho) para debater e implantar mudanças na política energética e no uso da água.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro