MAB participa da Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras em MG
Cerca de 2000 pessoas participaram neste dia 1º de Maio da XXI Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Granada, município de Abre Campo, na Zona da Mata de Minas Gerais. Realizada por diversos segmentos […]
Publicado 02/05/2011
Cerca de 2000 pessoas participaram neste dia 1º de Maio da XXI Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Granada, município de Abre Campo, na Zona da Mata de Minas Gerais. Realizada por diversos segmentos organizados da sociedade – sindicatos do campo e da cidade, pastorais sociais, Movimento Fé e Política, entre outros, a romaria teve como tema Economia e Desenvolvimento e o lema “aceleração para quê e para quem?”, em alusão ao PAC, Programa de Acaleração do Crescimento do Governo federal.
Terezinha Soares, militante do MAB, defendeu a emancipação das mulheres, a necessidade de compromisso dos sindicatos e a importância dos movimentos populares. Também denunciou os impactos negativos da mineração, das barragens e do uso de agrotóxicos. “Temos que fortalecer a organização do povo para pôr os recursos naturais a serviço dos trabalhadores e trabalhadoras e não para um grupo pequeno de empresas”, afirmou.
A região de Granada é atigindia pelas usinas hideléticas de Granada e Emboque, barragens da empresa transnacional Brookfield, que expulsaram diversas famílias de suas terras e deixaram várias pendências. Durante a preparação da Romaria foi debatida a pauta do MAB, com destaque para a luta pela terra e melhoria da qualidade de vida no povoado de Granada, distrito que ficou situado entre duas hidrelétricas indicadas pelo relatório do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) como exemplo de violadoras de direitos humanos no Brasil.