Governador de Rondônia recebe atingidos por barragens

Fonte: Rondonotícias O governador Confúcio Moura recebeu na manhã dessa quinta-feira (31), em seu gabinete no Palácio Presidente Vargas, representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).  Segundo o diretor […]

Fonte: Rondonotícias

O governador Confúcio Moura recebeu na manhã dessa quinta-feira (31), em seu gabinete no Palácio Presidente Vargas, representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).  Segundo o diretor do movimento, Océlio Muniz, o MAB defende três principais bandeiras: a luta contra as barragens; a defesa dos direitos dos atingidos por barragem e discutir no país um novo projeto de energia.

Muniz disse ainda que durante o processo histórico do MAB, o movimento conseguiu duas grandes conquistas recentemente, que foi o reconhecimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao assinar o decreto que instaurou o cadastro socioeconômico de pessoas atingidas por barragens em outubro do ano passado, “O presidente Lula reconheceu o MAB como um movimento legítimo e assumiu que existe uma dívida histórica com os atingidos por barragem e que essa dívida deve ser paga”, disse Muniz.

Entre os pontos da pauta estão um plano de recuperação e desenvolvimento dos municípios atingidos pela usina, o reassentamento das famílias e ações de fortalecimento da pesca e da aqüicultura na região, “Temos exemplo disso aqui no Estado.  O processo de construção da Usina de Samuel foi algo histórico e um processo bastante lento.  Hoje ainda existe a dívida social desse empreendimento.  A exemplo, podemos citar a cidade de Itapuã que vive um estado caótico em conseqüência da construção de Samuel”, exemplificou Muniz.

Na semana passada mais de trezentas pessoas entre trabalhadores, agricultores e atingidos pela barragem da Usina Hidrelétrica de Samuel paralisaram a BR-364, próximo ao município de Itapuã do Oeste.

No mesmo dia do manifesto, o governador Confúcio Moura estava em Brasília, quando por coincidência teve uma reunião na Eletronorte juntamente com o Senador Valdir Raupp, deputada Marinha Raupp e o presidente da Eletronorte, Josias Matos.  Na oportunidade foram discutidas sobre a construção da ponte sobre o Lago de Samuel e o aumento da capacidade de energia elétrica.

O governador Confúcio Moura se colocou a disposição para ajudar e movimento e disse que percebeu quanto o movimento é necessário, “Aprendi muito com essa conversa aqui hoje e estamos a disposição para ajudar vocês nessa luta”.

Negociação

Durante a reunião, foi sugerida ao governador a criação de uma Mesa de Negociação para estar em contato direto com o MAB, estabelecendo assim uma comunicação direta com o governo estadual.  “Essa mesa será um canal aberto para discutirmos junto com o Estado questões importantes e que defendam os atingidos por barragens.  Nós estamos desamparados”, disse Muniz.

O governador encarregou o secretário adjunto da Casa Civil, Leandro Basílio para articular junto com as secretarias a criação da comissão.  “Não vejo problema algum.  O que for de competência do Estado nós vamos trabalhar para atender, e o que for do governo federal vamos trabalhar na articulação das negociações”, disse Confúcio.

Melhorias em Itapuã

Representantes do movimento que residem em Itapuã pediram a melhoria da saúde, educação e infraestrutura da cidade.  Confúcio disse vai se reunir com o prefeito e secretário para verificar como ajudar.  “As demandas foram apresentadas e tudo foi anotado.  Vamos conhecer e verificar in loco as necessidades”, disse Confúcio.

A deputada Marinha Raupp solicitou do governador uma equipe de engenheiros para fazer um levantamento de tudo o que o município precisa.  “A Eletronorte tem uma dívida com este município em várias áreas, uma delas é em relação à infraestrutura”, disse.

Também estiveram presentes na reunião o prefeito de Itapuã do Oeste, João Testa; a deputada federal, Marinha Raupp; o secretário-chefe da Casa Civil, Ricardo Sá; o deputado estadual Zequinha Araújo; o secretário-chefe da Casa Militar, major Gualberto.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro