11º Grito dos Excluídos ecoa em todo o país

Pelo fim da corrupção, por democracia direta, pela ética na política e pelo fim da exclusão social, o 11º Grito dos Excluídos/as ecoou por todo o país. Com o lema […]

Pelo fim da corrupção, por democracia direta, pela ética na política e pelo fim da exclusão social, o 11º Grito dos Excluídos/as ecoou por todo o país. Com o lema “Brasil, em nossas mãos a mudança”, milhares de pessoas, como desempregados, jovens, meninos/as de rua, migrantes, lavradores, índios, aposentados, trabalhadores da economia informal etc., ocuparam ruas e praças de quase todas as capitais e muitas cidades do país. O Grito era por um novo modelo econômico que crie empregos, distribua renda e que privilegie os investimentos públicos nas áreas sociais; por um programa emergencial de superação da miséria e da pobreza; pelo combate da desigualdade social; por uma reforma política profunda e radical, que devolva ao povo o direito de decidir e, também, por uma soberania nacional que garanta os interesses do povo brasileiro sobre nossa economia, território, riquezas e biodiversidade.

Entre os participantes da 18º Romaria dos Trabalhadores e do 11º Grito dos Excluídos, a cidade de Aparecida/ SP recebeu mais de 60 mil romeiros. No momento do Grito, milhares de pessoas, numa simbologia criativa, gritavam frases escritas em enormes mãos que, entre várias coisas, diziam: Basta de corrupção: queremos punição, ética e transparência; Basta de indiferença e competição: queremos solidariedade e amor; Basta de latifúndio: queremos reforma agrária; Basta de superávit primário: queremos políticas sociais etc.

Esta criatividade e ânimo dos manifestantes também foram registrados em outros pontos do Brasil: no Monumento da Independência em São Paulo/ SP, mais de oito mil pessoas animaram o Grito; em Recife/PE, 15 mil; Salvador/BA, 30 mil; Aracaju/SE, 6 mil; Manaus/AM, 10 mil; e em Fortaleza/CE, 15 mil. A secretaria nacional continua recebendo informes de outras localidades.

Neste ano, o povo brasileiro vive um misto de desesperança, tristeza e, por que não dizer, de decepção, já que as tão sonhadas e esperadas mudanças não vieram. A realidade mostra que o Brasil ainda está refém dos juros altos e do endividamento externo, o que o torna sujeito a freqüentes ajustes fiscais exigidos pelos representantes do capital financeiro internacional. O governo tem se dobrado a essas exigências internacionais, encaminhado as reformas neoliberais, tornando-se incapaz de implementar políticas públicas como a reforma agrária ou de aplicar maiores investimentos na saúde, educação, transporte, habitação, direitos humanos, meio ambiente, entre outras. A sociedade brasileira está dilacerada pelo desemprego, pela pobreza, a fome, a violência, a corrupção e a impunidade. Isso tem gerado, muitas vezes, a revolta e a descrença do povo quanto ao destino político do país. A mensagem do 11º Grito foi justamente resgatar a esperança e o ânimo do povo para que se organize e se mobilize para exigir mudanças profundas e estruturais.

O Grito, que teve origem em 1995, em 170 cidades no Brasil, logo se firmou na agenda anual das pastorais e movimentos sociais. Nos últimos anos, tem acontecido em mais de 1500 localidades do Brasil. Percebendo sua vocação universal, a partir de 1999, espalhou-se por outros países da América Latina, Central e Caribe. No próximo 12 de outubro, data que relembra a colonização espanhola das Américas e a resistência e luta dos povos, sob o lema “Por Trabajo, Justicia y Vida”, mais de 23 países realizarão o Grito dos Excluídos.

Ainda em Aparecida, foi lançado o Manifesto do Grito dos Excluídos Continental. O documento constata a realidade de exclusão, mas mostra também que cresce por toda parte a resistência dos povos: “Os milhões de camponeses do mundo sem acesso à terra produtiva, os milhões de homens e mulheres sem emprego ou em empregos precários, as mulheres que padecem profundas desigualdades e injustiças em todo o planeta – porém, especialmente nos países excluídos e empobrecidos -, os mais de 200 milhões de migrantes que sofrem a negação de seus direitos fundamentais, os povos indígenas espoliados e massacrados ao longo dos séculos, as minorias étnicas, religiosas, sexuais que são violentadas cotidianamente, os milhões de jovens que não encontram emprego nem têm acesso à educação, expostos à violência e às drogas… todos e todas nos mostram os múltiplos rostos da exclusão. Porém, estes, por sua vez, são os rostos da luta e da resistência social”.

Diante do quadro da exclusão, o Grito apresenta propostas concretas como: pressionar para que o governo realize uma auditoria pública da dívida externa e o plebiscito oficial sobre a ALCA; realizar ações de resistência ao avanço do poder imperial, especialmente dos Estados Unidos, lutando contra a ALCA, OMC, a dívida externa, a guerra e pela retirada das tropas brasileiras do Haiti; superar as políticas compensatórias por efetivas políticas públicas, pois, como diz o poeta, “a esmola ou vicia o cidadão ou lhe mata de vergonha”; estimular o cuidado com a saúde do planeta azul, para que, em seu solo e em suas águas, todas as formas de vida possam multiplicar-se, com base no uso justo e correto dos recursos naturais.

Por fim, a realidade de corrupção e de descrédito, presente hoje na política, ficou evidente neste grito. É preciso repensar a política em outro patamar: precisamos construir novas formas de democracia direta, onde o povo possa, além de escolher seus representantes, ter poder para controlar aqueles que receberam o mandato. Não é mais possível continuar só com os partidos políticos. Temos que construir novas formas de representatividade que garantam à população o direito de exercer e influir na política. Daí a força do lema do Grito: “Brasil, em nossas mãos a mudança”.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 18/08/2005

10 lições que a crise ensina